Festa junina pode ser saudável

Festa junina pode ser saudável

Autor: admin Categoria: Publicado em: 07/06/2018 Visualizações: 478 Comentários: 0

Apesar de as Festas Juninas serem associadas a quitutes calóricos e gordurosos, muitos dos ingredientes tipicamente servidos nos arraiais são, na verdade, benéficos à saúde. Segundo a nutricionista Mirian Martinez, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, quando ingeridos moderadamente e com o preparo adequado, eles podem ser aliados do corpo.

A especialista defende que o principal problema está no modo como as comidas são preparadas e na quantidade ingerida. "O exagero desse tipo de alimento é o maior vilão das Festas Juninas", diz. "O amendoim, por exemplo, é uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Porém, uma porção de 100 g possui cerca de 600 calorias, mais gorduras", revela.

O milho é outro ingrediente benéfico que acaba se tornando vilão devido ao modo como é preparado. "Ele é ainda mais saudável que o amendoim. O único problema está nos ingredientes que se juntam a ele na hora de produzir receitas, como coco, açúcar ou leite condensado", explica Mirian.

Segundo ela, a melhor forma de aproveitar estes benefícios sem extrapolar nas calorias e gorduras é experimentar de tudo, porém em pouca quantidade. "Você não precisa comer todos os quitutes em um só dia de Festa Junina. O resultado do exagero será o ganho de peso, aumento da glicemia, possível aumento da pressão arterial e todos os outros malefícios relacionados à alimentação não saudável", alerta.

Veja quais são os alimentos mais saudáveis oferecidos nas Festas Juninas e aposte neles, tomando cuidado para não encher muito o pratinho:

Milho

Apresenta todos os benefícios presentes no amendoim e ainda é fonte de vitamina A, folato e tiamina, que são importantes para o desenvolvimento celular e bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração.

Mandioca

Oferece fibras, amido, vitaminas do complexo B (especialmente a vitamina B3, ou niacina) e potássio.

Vinho

Protege o coração das doenças cardiovasculares, graças à presença de flavonoides e resveratrol. É também um alimento antioxidante, que combate os radicais livres e aumenta as taxas de colesterol bom no sangue.

Fonte: VIX.