Já ouviu falar em compulsão alimentar?
É um transtorno alimentar super comum, em que a pessoa consome regularmente uma quantidade grande de comida de uma só vez.
As causas podem ser várias, como por exemplo: estresse, dieta realizada de forma errada, problemas com a imagem corporal, conforto emcional e problemas emocionais mais graves.
Alguns dos sintomas mais comuns dessa doença são:
- Comer mais rápido do que o normal ou quando não está com fome;
- Comer sozinho ou em segredo;
- Continuar comendo mesmo quando já está saciado;
- Sentir-se triste ou culpado por comer demais.
Se você tem esses sintomas, segue dicas para tratamento:
Não há uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva, mas há uma variedade de opções de tratamento que podem ser combinadas de acordo com as necessidades específicas do paciente. Algumas delas seriam: aconselhamento/terapia individual ou familiar, terapia cognitivo-comportamental (para alterar os comportamentos alimentares), frequência de grupos de apoio ou terapia de grupo e aconselhamento e planejamento nutricional.
Habitualmente não são usados medicamentos para tratar esse tipo de transtorno. Porém, em alguns casos, podem ser usados supressores de apetite com controlo médico ou indicação de anti-depressivos, para o tratamento de condições associadas.
Mesmo o transtorno de compulsão alimentar sendo comum, deve –se tomar um certo cuidado para não ser mal compreendido. Por isso, toda informação adicional sobre a doença deve questionada com o médico responsável, um especialista em transtornos alimentares ou outros terapeutas relacionados com este tipo de condição de saúde.
Fonte: www.alimentacaosaudavel.org